Diferentes Tipos de Biópsias Mamárias: Uma Visão Detalhada

Entenda os diferentes tipos de biópsias mamárias, suas vantagens e desvantagens, e em quais situações cada uma é mais indicada.

O diagnóstico preciso é crucial na abordagem de qualquer condição médica, e isso não é diferente quando estamos falando de lesões mamárias. A biópsia mamária é uma ferramenta fundamental nesse processo de diagnóstico, permitindo a obtenção de amostras de tecido para análise laboratorial. Mas você sabia que existem diferentes tipos de biópsias mamárias? Cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, além de casos de uso específicos. Vamos explorar isso mais a fundo.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Essa é a técnica mais simples e menos invasiva. Um médico utiliza uma agulha fina para aspirar células de uma lesão mamária. O procedimento é rápido, e a recuperação é geralmente simples.

No entanto, a PAAF tem algumas desvantagens. Ela pode não ser adequada para avaliar lesões muito pequenas. Além disso, ela só fornece células para análise, e não tecido, o que pode limitar a quantidade de informações disponíveis para o patologista.

Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy)

Nesse procedimento, é usada uma agulha mais grossa para obter fragmentos de tecido da lesão. A Core Biopsy é capaz de fornecer mais informações do que a PAAF, pois permite a análise de tecido e não apenas de células. Ela é pode ser realizada com a ajuda de ultrassom ou mamografia para garantir a precisão, em caso de lesões impalpáveis.

No entanto, a Core Biopsy é um pouco mais invasiva do que a PAAF, podendo ocorrer um pequeno hematoma e também um leve desconforto durante a recuperação, facilmente resovido com o uso de analgésicos comuns. É necessário repouso por uns três dias após o procedimento.

Biópsia por Agulha Grossa (Mamotomia)

É um tipo de biópsia que utiliza agulha grossa acoplada a um sistema à vácuo para a obtenção de fragmentos de tecido da lesão mamária. Muito utilizada em lesões menores e muitas vezes impalpáveis, normalmente guiada por algum exame de imagem (ecografia, mamografia ou ressonância mamária). Por se tratarem de lesões pequenas, podem sair por completo durante o procedimento, mesmo esse não sendo o objetivo do exame, e nesses casos é necessária a colocação de um clipe na área que foi biopsiada.

Assim como a core biopsy, pode ocorrer hematoma e também um leve desconforto durante a recuperação, facilmente resovido com o uso de analgésicos comuns. Também é necessário repouso após o procedimento.

Biópsia Cirúrgica (Incisional e Excisional)

As biópsias cirúrgicas são mais invasivas e geralmente realizadas sob anestesia local ou geral. Na biópsia incisional, apenas uma parte da lesão é removida, enquanto na biópsia excisional, toda a lesão é removida.

A biópsia cirúrgica fornece a maior quantidade de tecido para análise e pode ser útil quando outras formas de biópsia não são possíveis ou não forneceram informações suficientes. Contudo, a recuperação pode levar mais tempo e pode haver um risco maior de complicações.

Recomendações

A escolha do tipo de biópsia depende de várias considerações, incluindo a localização e o tamanho da lesão, a saúde geral do paciente e os riscos e benefícios de cada procedimento. A decisão é tomada pelo mastologista, após uma minuciosa avaliação de cada caso.

Dra.Gisele Maldonado

Dra.Gisele Maldonado

Dra Gisele é médica mastologista, mas seu cuidado vai muito além das mamas. Ela entende que para ter saúde mamária é preciso ter saúde como um todo, por isso sua abordagem integrativa é focada em pilares que visam qualidade de vida e bem estar. Seus cuidados incluem orientações sobre a prática regular de exercícios físicos, alimentação saúdável, auto-cuidado, controle de estresse e sono adequado, assim como suplementação individualizada e realização de exames direcionados à história de cada paciente. Aqui no site você vai ver informações sobre sua expertise em biópsias e cirurgias mamárias, bem como conteúdos educativos e inspiracionais destinados a ajudar os visitantes a alcançarem bem-estar e qualidade de vida e saúde integral.
Dra Gisele Maldonado
Cirurgiã Geral / Mastologista
CRM-DF 20253/ RQE 14462 /RQE 16089

Artigos: 8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *